O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aprovou, por meio do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor (FDD / Senacon) uma parceria com o Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ). O projeto tem o intuito de garantir uma análise especializada sobre o funcionamento da indústria da desinformação nas plataformas digitais.
Intitulado “Observatório da Indústria da Desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil”, a iniciativa tem como finalidade principal fornecer insumos essenciais para embasar políticas públicas voltadas à proteção dos consumidores na internet, especialmente nas mídias sociais. Com isso, será possível identificar qual o papel dessas manipulações nas relações entre consumidores e anunciantes mediadas pelas plataformas, que podem resultar em grandes prejuízos, inclusive financeiros, para toda a sociedade.
“A pesquisa sobre a indústria da desinformação no Brasil ainda é incipiente, com poucas evidências sobre as estruturas de recompensa, metas financeiras e centros de poder que fornecem e financiam operações de influência e manipulação. Nesse sentido, é fundamental fortalecer centros de pesquisa que desenvolvam infraestrutura de monitoramento e coleta de evidências sobre anúncios falsos, recomendações maliciosas e práticas de monetização fraudulentas para que seja possível produzir uma base empírica e conceitual robusta sobre tal fenômeno no Brasil, além de embasar a criação de instrumentos que possam coibir as más práticas”, afirmou Rose Marie Santini, diretora do NetLab UFRJ e professora da Escola de Comunicação (ECO) na mesma universidade.
Além da pesquisa sobre a indústria da desinformação, o projeto também se dedicará a propor indicadores de transparência das plataformas digitais, com base em dados gerados pelos usuários e pela publicidade digital. Outro objetivo é criar um banco de dados com endereços de contas fraudulentas nas quais os anunciantes levam os consumidores ao engano, roubando seus dados ou causando qualquer outro tipo de perda ou dano material e moral.
A iniciativa se deu em função da percepção das duas organizações sobre a importância de consolidar parcerias entre o poder público e a sociedade civil para monitorar e compreender profundamente as engrenagens desse mercado, mapeando os atores envolvidos, as principais estratégias utilizadas e suas implicações nas relações de consumo.