Observatório
No mercado cultural, cujo funcionamento depende da criação de valores intersubjetivos para gerar a produção de consumidores, as estratégias de mercado para ajustar oferta e demanda têm sido historicamente caracterizadas por mecanismos de recomendação social; um fenômeno que se intensificou e mudou na Internet.
O objetivo deste artigo é discutir as condições sociais para a produção da crença em bens simbólicos e suas aplicações nos mercados online. A teoria de Pierre Bourdieu no campo da produção cultural fornece a base conceitual para a proposta de um estudo teórico que compara as instâncias tradicionais de recomendação de bens simbólicos e os sistemas de recomendação online atuais.
Esta análise diagnostica a transformação dos processos sociais de influência no consumo cultural online através da filtragem colaborativa e identifica tópicos relevantes para pesquisas futuras no domínio do e-commerce de bens culturais.
Como citar: Santini, R. M. (2018). Recommender systems as “tastemakers”: Collaborative filtering as a market strategy for online cultural products. Observatorio (OBS*), 12(2).
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