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Sexualização, cigarro e bets: YouTube e influenciadores lucram com rede milionária que expõe crianças e adolescentes

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura

The Intercept Brasil - 28 de julho de 2025



Um grupo de adultos enriquecendo às custas da exploração da imagem de dezenas de crianças, aplaudidas por outras crianças e adultos. Esse é o modelo de negócio da Dreams, uma agência de marketing de influência do Paraná que criou um ecossistema de influenciadores e youtubers que já somam mais de 30 milhões de inscritos – e que faturam milhões de reais por ano.


Ainda que o YouTube faça uma moderação dos conteúdos publicados na plataforma, essa moderação é, a todo tempo, tensionada pelos interesses comerciais e econômicos das plataformas, explicou ao Intercept Bruno Mattos, coordenador de projetos do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.


“É interessante para as plataformas muitas vezes manter determinados conteúdos que são problemáticos e em desacordo com seus próprios termos de serviço e diretrizes da comunidade, se esses conteúdos gerarem engajamento suficiente, porque mais engajamento significa que tem mais pessoas vendo aquele vídeo e aquele vídeo é recomendado a mais pessoas e, portanto, mais pessoas se tornam cliente nessa estrutura porque elas estão recebendo anúncios o tempo todo”, disse Mattos.




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© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

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