P2P Inovação
Este artigo analisa as relações sociais entre as pessoas mais influentes no campo da arte contemporânea. Testa a hipótese de saber se as conexões comerciais podem ser um índice das relações de influência e legitimidade no mundo das artes visuais e se essas relações afetam o capital cultural que possuem e a posição que ocupam no campo.
O ranking Power 100 – um guia para as figuras mais influentes da arte contemporânea – e as relações comerciais entre as pessoas listadas foram usadas para desenhar seis redes de ego. Os dados relativos às ligações sociais foram recolhidos a partir da plataforma online Artsy.
O artigo identifica os mecanismos de legitimação social e influência artística, bem como as implicações culturais e sociais das redes sociais no campo artístico contemporâneo, agora percebidas em ambientes digitais.
Como citar: SALLES, D.; SANTINI, R. M. THE SOCIAL CAPITAL STRUCTURE IN THE CONTEMPORARY FINE ARTS FIELD: THE LEGITIMATION AND PRESTIGE LOGICS IN THE POWER 100 EGO NETWORKS. P2P E INOVAÇÃO, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 142–159, 2016. DOI: 10.21721/p2p.2016v2n2.p142-159.
Disponível em: <https://revista.ibict.br/p2p/article/view/1805>.