TikTok diz vetar anúncio eleitoral, mas liberou dezenas de posts pró-Marçal
- Rafaela Campos da Silva
- 22 de set.
- 1 min de leitura
Tilt Uol - 22 de setembro de 2025

Nas regras que regem sua plataforma, o TikTok proíbe a veiculação de anúncios políticos. Nas eleições de 2024, a rede social foi uma das plataformas a sinalizar que vetaria propaganda eleitoral e por isso não teve de cumprir regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) —as outras foram Google, LinkedIn e Kwai.
O TikTok, no entanto, vendeu e exibiu dezenas de anúncios eleitorais durante a corrida eleitoral para prefeito do ano passado, aponta um relatório inédito a qual Radar Big Tech teve acesso. As propagandas identificadas foram contratadas fora do Brasil e endossavam a candidatura de Pablo Marçal (PRTB-SP) à Prefeitura de São Paulo, mostra estudo do NetLab/UFRJ(Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Para Débora Salles, coordenadora geral do NetLab, há evidência de que o TikTok não faz valer as próprias normas internas, o que a rede social não nega, e violou as regras do TSE. Além de tudo isso, diz ela, a situação acende outro sinal vermelho.


