A desinformação sobre urnas que circula no WhatsApp e Telegram às vésperas da eleição

BBC News- 01 de outubro de 2022

À medida que se aproxima o dia 2 de outubro, data do primeiro turno, multiplicam-se nos aplicativos de mensagem WhatsApp e Telegram postagens com desinformação que questionam a integridade das eleições no Brasil. É o que mostra um relatório elaborado pelo NetLab, grupo de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obtido com exclusividade pela BBC News Brasil. A pesquisa identificou a circulação de informações falsas que citam supostas "evidências" de que as urnas estão sendo fraudadas e mensagens que trazem orientações problemáticas sobre como os eleitores deveriam agir no dia e durante a votação, com incentivo ao uso do celular na seção eleitoral (o uso do aparelho na hora de votar, porém, é proibidor por lei).