top of page

A indústria da desinformação: fabrica de mentiras, ad-techs e as novas formas de resistência

Intercom


A internet completou 30 anos em 2019 e, desde sua invenção, a vida em sociedade mudou em muitos aspectos. A Web possibilitou a aproximação entre pessoas, expandiu o acesso ao conhecimento em uma escala sem precedentes e diminuiu as barreiras de comunicação entre bilhões de pessoas em todo o mundo. Essas características nos levaram a pensar a internet como um espaço de liberdade e como uma tecnologia revolucionária.


Entretanto, “estar online” não significa apenas usufruir do potencial da tecnologia para encurtar o tempo, o espaço e ao acesso à informação, mas também encarar seus efeitos nocivos, - como é o caso das chamadas “fakes news”. Atualmente, as campanhas de desinformação desafiam todas as instituições políticas e sociais no mundo, e nenhum país está imune. A desinformação tem sido usada como estratégia, não só no contexto de eleições, mas como ferramenta de governança, em “operações de influência” e como estratégia de propaganda em massa.

Parte do livro "Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?" que reúne os textos das discussões que tiveram lugar no 43º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, evento integrante do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Ciclo de Estudos, consolidado com um dos momentos mais importantes dos nossos congressos, teve início com uma conferência do professor Muniz Sodré, intitulada “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?” e seguiu-se a realização de quatro mesas: “40 anos do Relatório MacBride: avanços e desafios no campo da comunicação”, “Vozes em crise: discursos, narrativas e sustentabilidade”, “Um Brasil, muitas vozes: comunicação popular, movimentos sociais e a garantia da participação”, “O mundo hoje: capitalismo de dados e impactos na pluralidade de vozes”. Os textos são apresentados de acordo com a conformação das mesas do Congresso.

 

Como citar: Santini, R. Marie. A indústria da desinformação: fabrica de mentiras, ad-techs e as novas formas de resistencia. In: Nair Prata; Sônia Caldas Pessoa; Ivanise Hilbig de Andrade. (Org.). Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?. 1ed.Sao Paulo: Intercom, 2021, v. 1, p. 122-138.

bottom of page