Atingidos Pelas Redes Sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros
- erickdau
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Editora Sulina

Este livro é resultado das pesquisas conduzidas pelo Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil, uma iniciativa do NetLab/UFRJ em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) e apoio do Fundo de Direitos Difusos. A obra investiga como o modelo de negócios das plataformas digitais — sustentado pela publicidade programática, pela coleta massiva de dados e pela inteligência artificial — tem sido explorado para disseminar fraudes financeiras, desinformação e manipulação da opinião pública no Brasil. Ao analisar desde a falta de transparência na veiculação de anúncios até o uso de deepfakes em golpes, o livro revela como a desregulação desse mercado afeta diretamente consumidores, corroendo a confiança nas instituições e comprometendo a segurança digital da população.
Por meio de uma análise rigorosa da infraestrutura das plataformas, da economia política da publicidade digital e das práticas de microsegmentação, os capítulos trazem dados inéditos sobre os impactos desse ecossistema na sociedade brasileira. A obra também apresenta indicadores de transparência, estudos de casos sobre fraudes associadas a programas governamentais e reflexões sobre a necessidade urgente de regulamentação. Com isso, oferece não apenas um diagnóstico detalhado dos riscos, mas também subsídios para a formulação de políticas públicas capazes de proteger consumidores, fortalecer a governança digital e enfrentar os desafios impostos pela economia da desinformação.

O Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil foi estabelecido em dezembro de 2023. Seu objetivo é fornecer subsídios para políticas públicas de proteção ao consumidor, analisando a infraestrutura, economia política e estratégias de desinformação nas plataformas digitais. O projeto desenvolve indicadores de transparência, investiga anúncios fraudulentos e cria bancos de dados sobre práticas enganosas online, visando mitigar os riscos associados à desinformação no ambiente digital brasileiro e embasar com evidencias ações que possam ampliar as formas de proteção do consumidor.