Neste estudo, abordamos a veiculação de anúncios que contêm fraudes e utilizam imagens de líderes religiosos brasileiros, com recorrente manipulação de áudio e vídeo por meio de recursos de inteligência artificial (IA). Os dados foram coletados por meio da interface da Biblioteca de Anúncios da Meta e incluem anúncios veiculados entre 01 e 20 de julho de 2024.
Os anúncios promovem golpes exibindo a imagem de pastores, como Claudio Duarte e Silas Malafaia, e de padres, como Fábio de Melo, Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti.
A maior parte dos anúncios divulga produtos sem eficácia comprovada voltados para diferentes questões de saúde, como dores, impotência sexual e emagrecimento.
Embora se apropriem das imagens e explorem a popularidade a popularidade de padres e pastores com conteúdos gerados por inteligência artificial, até o fechamento deste relatório, nenhum anúncio havia sido moderado pela Meta ou rotulado para sinalizar o uso de IA.
A análise aponta para a preocupante aplicação cada vez mais abrangente de IA para manipular informações e criar conteúdo enganoso ou fraudulento.
Além disso, sugere que o serviço de publicidade da Meta pode não restringir o uso de dados pessoais e sensíveis – como informações sobre crença religiosa – na segmentação de anúncios, o que configuraria um grave risco sistêmico oriundo das operações da empresa.
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Este relatório é uma produção independente do NetLab UFRJ. Todas as decisões a respeito deste trabalho foram tomadas exclusivamente pelas pesquisadoras e pesquisadores do laboratório. Os financiadores do NetLab UFRJ não têm ingerência sobre a agenda de pesquisas do laboratório, e não participaram de nenhuma etapa da produção deste relatório.
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