Transparência sob ameaça: avanços e retrocessos entre o CrowdTangle e a Meta Content Library
- erickdau
- há 23 horas
- 2 min de leitura

Em agosto de 2024, a Meta – empresa responsável por plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp, Threads e Messenger – descontinuou o CrowdTangle, ferramenta central para o acesso a dados de suas plataformas e para investigações jornalísticas e científicas sobre impactos sociais e riscos associados à sua utilização.
A substituição pela Meta Content Library (MCL), disponibilizada no fim do ano anterior, representou uma mudança estrutural no monitoramento de dados das plataformas da empresa, com implicações significativas para a transparência e autonomia da pesquisa.
Este estudo compara as duas ferramentas, avaliando dez critérios relacionados a acesso, dados disponíveis e recursos, por meio da análise de documentação pública, políticas e termos de uso e testes de usabilidade.
Os resultados mostram que a MCL ampliou barreiras institucionais e técnicas: restringiu o acesso a jornalistas e pesquisadores independentes, complicou o cadastro, limitou a extração e exportação de dados, reduziu funcionalidades colaborativas e impôs o uso da API apenas em ambientes controlados (clean rooms), permitindo a exportação apenas de análises agregadas e comprometendo a reprodutibilidade das pesquisas.
Concluímos que a MCL representa um retrocesso em transparência e acesso a dados públicos, subordinando o interesse público ao controle corporativo. O cenário evidencia a necessidade de políticas regulatórias que garantam acesso aberto a dados de interesse público, preservando a independência da pesquisa científica e do jornalismo investigativo.
Leia o relatório
AVISO
Este relatório é uma produção independente do NetLab UFRJ. Todas as decisões a respeito deste trabalho foram tomadas exclusivamente pelas pesquisadoras e pesquisadores do laboratório. Os financiadores do NetLab UFRJ não têm ingerência sobre a agenda de pesquisas do laboratório, e não participaram de nenhuma etapa da produção deste relatório.
Informações sobre as fontes de financiamento do NetLab UFRJ estão disponíveis aqui.