Desinformação pode matar: anúncios com golpes, fraudes e desinformação em saúde nas plataformas da Meta
- erickdau
- há 3 minutos
- 2 min de leitura

Este relatório é um dos resultados parciais do projeto “Impactos da indústria da desinformação digital na saúde da população brasileira”, desenvolvido pelo NetLab UFRJ com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O principal objetivo do projeto é oferecer insumos para uma compreensão do ecossistema de anúncios fraudulentos em saúde de modo a informar o debate público e orientar estratégias de enfrentamento à desinformação em saúde no Brasil. Neste estudo, analisamos como as plataformas da Meta facilitam a promoção de anúncios com desinformação e fraudes contra os consumidores.
Entre os meses de abril e maio de 2025, coletamos quase 170 mil anúncios contendo termos relacionados à saúde que foram veiculados nas plataformas da Meta. Em seguida, analisamos manualmente uma amostra de 6.579 anúncios, buscando identificar as características, discursos e padrões presentes nessas campanhas. Nessa etapa, identificamos 4.997 anúncios fraudulentos (76% da amostra analisada) sobre saúde. A partir desta análise, treinaremos um classificador baseado em inteligência artificial (IA) para detecção de anúncios que irá analisar todos os anúncios coletados ao longo do projeto.
Nossos resultados apontam para a existência de um mercado de fraudes que se beneficia da atuação pouco diligente das plataformas de redes sociais para burlar as normas de publicidade em saúde no Brasil, gerar lucro, disseminar conteúdos falsos e enganosos e explorar as vulnerabilidades dos usuários. Esse ecossistema expõe os usuários a um tipo de desinformação que causa danos gravíssimos à saúde, induz os consumidores a comportamentos prejudiciais, podendo resultar em perdas financeiras e danos psicológicos, agravamento de doenças, além de prejudicar a confiança dos usuários nas instituições de saúde. Portanto, ao permitir a circulação de fraudes em larga escala e a permanência de muitos desses conteúdos por longos períodos, a Meta demonstra falhas sistêmicas que comprometem a segurança e a integridade de seus usuários.
Leia o relatório
ACESSO A DADOS
Se você deseja ter acesso ao banco de dados deste relatório, envie um email para netlab@eco.ufrj.br se identificando, explicando a razão do seu interesse pelos dados e como eles serão utilizados. O NetLab avaliará sua solicitação e entrará em contato.
AVISO
Este relatório é uma produção independente do NetLab UFRJ. Todas as decisões a respeito deste trabalho foram tomadas exclusivamente pelas pesquisadoras e pesquisadores do laboratório. Os financiadores do NetLab UFRJ não têm ingerência sobre a agenda de pesquisas do laboratório, e não participaram de nenhuma etapa da produção deste relatório.
Informações sobre as fontes de financiamento do NetLab UFRJ estão disponíveis aqui.


