Ameaças à segurança da votação nas Eleições de 2022

Na semana do dia 25 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral proibiu o porte de celulares na cabine de votação e reiterou a proibição do porte de armas a menos de 100 metros das seções eleitorais, podendo ser solicitada a revista do eleitor com detectores de metal e, em caso de recusa, o impedimento do voto.

À medida que se aproxima o dia 2 de outubro, questionamentos sobre a integridade eleitoral são cada vez mais difundidos nos aplicativos de mensageria. Mais recentemente um tipo específico de conteúdo ganhou destaque: orientações problemáticas sobre como os eleitores deveriam agir no dia e durante a votação para “evitar fraudes” e “garantir a segurança”.

Incentivos ao uso do celular na seção eleitoral, correntes propondo estratégias de “auditoria individual” e apuração paralela via aplicativos de terceiros são apresentados por setores da mídia hiper partidária como direitos do eleitorado, porém, contrariam regras e determinações da justiça eleitoral.

Para investigar a circulação de informações falsas com potencial de induzir os eleitores a comportamentos nocivos e ameaçar a segurança das eleições no dia da votação, o Netlab UFRJ analisou mais de 4 mil mensagens publicadas nos aplicativos de mensageria (Whatsapp e Telegram) entre 25 de julho e 26 de setembro de 2022. Observamos também o impulsionamento de anúncios nas plataformas da Meta com mensagens de apoio à contagem pública e em defesa do voto impresso.

Como citar: Netlab UFRJ. Ameaças à segurança da votação. 29 de Setembro de 2022, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Ameaças à segurança da votação - Especial Eleições 2022
Download PDF • 4.29MB

Institutional
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  This work may be freely copied for non-commercial teaching and research purposes. If you want to make any other uses that infringe copyright, contact our coordination by email.