Folha de S. Paulo - 17 de setembro de 2024
Mais de cem vídeos impulsionados em que o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) promete prêmios em dinheiro para quem viralizar cortes de vídeos promovendo sua imagem, além de propaganda com pedidos explícitos de voto no autodenominado ex-coach, circularam no TikTok entre 1 de maio e 16 de setembro. Os anúncios pagos tiveram mais de 1 milhão de visualizações.
A propaganda política em favor de Marçal foi comprada por meio de contas do TikTok registradas no Brasil, Espanha, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Suíça, França, Irlanda, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, segundo levantamento do Netlab da Universidade Federal do Rio de Janeiro em bibliotecas de anúncios de cada país. Os anúncios estão em português.
Para Marie Santini, diretora do NetLab, os anúncios com público-alvo em outros países podem ser uma estratégia de tentar burlar a moderação no Brasil, onde a Justiça Eleitoral não permite anúncios políticos na internet pagos por terceiros. "Não sabemos se também estão sendo veiculados aqui no Brasil, pois o TikTok não tem biblioteca de anúncios no país", diz.
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