TV Brasil - 02 de janeiro de 2023
Sites de notícias e páginas de redes sociais estão carregadas de anúncios. Às vezes com cara de notícia, muitos deles são tentativas de golpe. Os anúncios publicitários criminosos chegam a representar 30% do total veiculado na internet. Isso significa que, de cada 10 anúncios que aparecem na nossa tela, 3 podem ser tentativa de golpe.
Segundo pesquisa feita pelo NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dos mais de 16 bilhões de reais movimentados em campanhas digitais de marketing no país no primeiro semestre do ano passado, os anúncios criminosos poderiam ter representado 1,6 bilhão de reais.
Para o coordenador do estudo do NetLab, Carlos Eduardo Barros, faltam transparência e responsabilização das plataformas onde os anúncios são veiculados:
"Vemos que cada vez mais essas plataformas querem veicular mais anúncios, mas o sistema que elas têm interno para poder evitar crimes envolvendo esses anúncios é muito falho. E a transparência que elas oferecem para que outras organizações, poder público e cidadãos comuns verifiquem, façam uma auditoria desses problemas, é menor ainda, e em muitas dessas empresas, inexistente".