Jornal O Globo - 12 de novembro de 2024
Análise do NetLab constatou que nenhuma das principais empresas que atuam no país atinge pontuação considerada ideal nesses temas.
Foco de um projeto de regulamentação parado no Congresso, as plataformas digitais mais usadas pelos brasileiros apresentam índices preocupantes de transparência de dados e de publicidade, de acordo com levantamento feito pelo NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e antecipado pelo site Núcleo Jornalismo, especializado no tema. A análise constatou que nenhuma das principais empresas que atuam no país atinge pontuação considerada ideal em grau de transparência e de qualidade dos dados ou de mecanismos para acesso a informações sobre publicações impulsionadas e conteúdos monetizado.
Apresentada na semana passada para o Ministério da Justiça, parceiro do laboratório no projeto, a pesquisa atribui nota de 0 a 100 em dois índices, um de transparência digital e outro de transparência de publicidade, para cada uma das redes analisadas. Eles foram calculados a partir da análise de uma série de parâmetros, como acessibilidade, consistência, completude e atualidade. As inconsistências encontradas vão da falta de interfaces para a coleta de dados à cobrança pelo acesso a informações.