top of page

Chefes de Estado incluem pela primeira vez o tema desinformação nos debates do G20

Jornal Nacional - 12 de novembro de 2024



No Rio de Janeiro, o encontro de líderes do G20 vai ter uma novidade: eles vão discutir formas de ação contra um dos maiores males da sociedade moderna.


O combate à desinformação nas plataformas digitais e nas redes sociais deve ganhar espaço na declaração final do G20. O texto começou a ser negociado neta terça-feira (12) no Rio de Janeiro pelos sherpas - representantes dos líderes das principais economias do planeta.


A pesquisadora Marie Santini, fundadora do Laboratório de Estudos da Internet da UFRJ, participou da elaboração de um documento - assinado também por estudiosos da Irlanda, Estados Unidos e Tailândia - que defende regras para controlar a desinformação nas plataformas e redes sociais. As sugestões já foram entregues ao G20.


"Nós não estamos falando de desinformação no varejo, que é uma coisa ou outra que você recebe, que é mentira, que pode ser uma inverdade. A gente está falando de uma indústria que opera de forma coordenada e organizada, bem parecido com o crime organizado mesmo, e que cada vez está ficando mais poderosa e mais lucrativa devido à essa falta de regulamentação”, diz Marie Santini, diretora do NetLab/UFRJ.



bottom of page