Coordenadora de Projetos do NetLab UFRJ debate greenwashing em audiência pública
- Rafaela Campos da Silva
- 6 de ago.
- 1 min de leitura

Foto: Audiência Pública
Nesta terça-feira (06/08), a pesquisadora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Nicole Sanchotene, participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a publicidade ambiental enganosa (greenwashing) e os impactos para o consumidor, no âmbito do Projeto de Lei no 1008/2025.
Na Câmara, foram feitas denúncias de propagandas exageradas e falsas sobre responsabilidade ambiental de empresas. Além da pesquisadora do Laboratório, especialistas como Julia Dias (Programa de Consumo Responsável e Sustentável) e Suely Araújo (Observatório do Clima), também defenderam a regulamentação da publicidade sobre sustentabilidade ambiental na audiência.
Segundo Nicole Sanchotene, quase metade dos 2.798 anúncios sobre transição energética coletados pelo NetLab UFRJ entre setembro de 2024 e março de 2025 no LinkedIn apresentavam indícios de publicidade verde enganosa, ou greenwashing. "Além de alegações exageradas, vagas ou distorcidas, nós identificamos algumas estratégias sofisticadas para confundir os consumidores. Entre elas, destaca-se a proliferação de selos, prêmios e certificados de sustentabilidade, muitos deles emitidos por entidades com interesses comerciais e cuja credibilidade é difícil ou praticamente impossível de verificar.”