Coordenadora geral do NetLab participa de ‘webinário’ organizado pela Academia de Ciências da Bahia

Débora Salles, coordenadora geral do NetLab UFRJ, apresenta pesquisa sobre conspiração ambiental e guerras culturais no YouTube brasileiro | Foto: Reprodução - YouTube

Nesta terça-feira (05/09), a coordenadora geral do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Débora Salles, participou da terceira edição do projeto ‘Enfrenta’, organizado pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e a Fundação Conrado Wessel (FCW).

Com o tema “Estratégias de Enfrentamento do Descrédito na Ciência e Desinformação Social”, o debate também contou com a presença de Valéria Mendonça, professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB); e do jornalista Herton Escobar, repórter do Jornal da USP, especializado em cobertura de ciência e meio ambiente.

A mediação ficou a cargo de Soraya Smaili, coordenadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da UNIFESP (SoU_Ciência); e Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que também contribuíram com reflexões pertinentes ao assunto.

Essa atividade faz parte de uma série de ‘webinários’ sobre desinformação e negacionismo científico, que visa abordar os fatores condicionantes da desinformação no Brasil e apontar caminhos possíveis para coibir esse tipo de conteúdo, a partir da construção de políticas públicas específicas.

O debate foi transmitido ao vivo e está disponível no YouTube.