De Platão ao TikTok: como fóruns online transformaram o mito do demiurgo em meme
- Rafaela Campos da Silva
- 2 de nov.
- 1 min de leitura
BBC News- 02 de novembro de 2025

Em redes sociais como o Instagram e o TikTok, vídeos e ilustrações de uma figura curiosa têm sido reproduzidos dezenas de milhares de vezes. Com cabeça de leão e corpo de cobra, o "personagem", de vez em quando, aparece junto a outros memes e figuras populares da internet, como o influenciador de futebol Luva de Pedreiro e Davi Brito, ex-participante do reality show Big Brother Brasil (BBB).
Geralmente, os conteúdos misturam humor nonsense, música melancólica, frases filosóficas e a tal figura curiosa. Trata-se do "demiurgo", uma ideia milenar que agora está sendo ressignificada na internet. O "demiurgo" surgiu na Grécia Antiga, na obra do filósofo Platão, como um deus que organizou o mundo. [...]
Luciane Belin, pesquisadora do NetLab/UFRJ, explica que esse tipo de apropriação faz parte de uma lógica mais ampla de reaproveitamento de símbolos antigos em subculturas digitais. "A estética simbólica serve para criar uma espécie de coesão identitária, marcar fronteiras como quem está dentro desse grupo e quem está fora".
O demiurgo, nesse contexto, se descola dos sentidos gnósticos originais, para virar peça retórica. "Essas comunidades usam uma linguagem filosófica, flertam com a questão da religião de uma certa forma para dar autoridade intelectual e espiritual aos seus discursos. Essa apropriação de símbolos antigos dá uma espécie de verniz de profundidade", diz Belin.


