Imagem relacionada ao documento ‘Democracia Pede Socorro’, assinado pelo NetLab UFRJ e outras organizações.
Diante do atual contexto de desinformação sobre as eleições de 2022, diversas organizações da sociedade civil têm se mobilizado para alertar sobre a necessidade de proteger o processo eleitoral democrático.
Esse é o objetivo do documento “Democracia pede socorro”, assinado pelo NetLab, além de dezenas de organizações, coletivos e institutos atuantes no tema, que propõe um conjunto de recomendações a serem adotadas pelas plataformas digitais a fim de garantir a proteção de direitos individuais e coletivos no país a tempo das eleições.
Outro ponto destacado nas recomendações do documento é que as plataformas não devem permitir a divulgação de conteúdos com denúncias infundadas sobre a integridade eleitoral, como já foi observado em diversos lugares do mundo. As organizações também alertam para que as plataformas não contribuam com a veiculação de ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outras instituições democráticas do Brasil.
O documento aponta que essas medidas não devem se restringir ao período eleitoral, e precisam ser incorporadas nas políticas internas e práticas cotidianas dessas empresas.