Professores participantes da mesa de debate | Créditos: Escola de Comunicação UFRJ.
Nesta quarta-feira (13/12), a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) recebeu a professora Maria Bakardjieva, da University of Calgary, no Canadá, para a realização da palestra “Bases Populares do Iliberalismo no Ambiente Midiático Híbrido: Explorando Suas Formas, Causas e Consequências”.
Também participaram da mesa os professores da ECO-UFRJ, Milton Campos e Marie Santini, que é diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab UFRJ) e foi mediadora do debate.
A apresentação buscou aprofundar temáticas sobre os discursos populistas de figuras da extrema-direita e seus impactos na sociedade, explorando conceitos dos estudos de mídias e movimentos sociais. O objetivo foi trazer reflexões sobre a possível convergência e amplificação mútua das diversas formas que o iliberalismo de base popular assume, assim como sua evolução e consequências para a cultura e a política democráticas.
Fruto de parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI – IBICT), Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) e Comunicação e Cultura (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o seminário também teve a colaboração do NetLab UFRJ, do Instituto de Psicologia da UFRJ e do coletivo Inter@ctiva.
O seminário foi aberto ao público, no Auditório da Central de Produção Multimídia da ECO - UFRJ, e transmitido ao vivo pelo YouTube.
Certificados de participação são emitidos com base nas inscrições (realizadas presencialmente) e podem ser utilizados por estudantes de graduação que desejarem solicitar horas complementares.