top of page

Estratégias de filtragem são abordadas pelo NetLab UFRJ em 5º edição da ULEPICC Brasil


Logo da ULEPICC Brasil

O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) participou do 5ª Encontro do Capítulo Brasileiro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), organizado no Brasil entre os dias 26 e 28 de novembro de 2014. 


O evento é uma parceria entre a ULEPICC e a Coordenação de Ensino e Pesquisa (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). 

 

Sediado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), o encontro teve como temática: “Comunicação, Cultura, Informação e Democracia: tensões e contradições”. Foram apresentadas pesquisas no campo da tecnologia, comunicação e cultura para compreender avanços tecnológicos diversos e seus impactos para a sociedade civil.  


O congresso recebeu a pesquisa do NetLab UFRJ “Os sistemas de recomendação como tastemakers: a filtragem colaborativa como estratégia de mercado para produtos culturais na Internet”. O estudo se aprofunda na estruturação dos sistemas de recomendação que utilizam de filtragem de dados para incitar o consumo de conteúdos no meio virtual.


Atualização: A pesquisa foi publicada (em inglês) em 2018 em um artigo do periódico Observatorio (OBS*), disponível online.


Comments


bottom of page