top of page

Estudo do NetLab UFRJ sobre ‘bots’ é apresentado no simpósio de lançamento da revista IRIE - Vol. 30


Créditos: Carlos Eduardo Barros, coordenador de projetos do NetLab UFRJ, falou sobre manipulação automatizada no ambiente virtual | Foto: Reprodução - YouTube


Nesta quarta-feira (22/09), o Capítulo América Latina e Caribe do International Center for Information Ethics (ICIE) realizou o simpósio de lançamento do volume 30 da International Review of Information Ethics (IRIE), publicação acadêmica oficial do ICIE.


Desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o evento também contou com a participação do coordenador de projetos do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab) da UFRJ, Carlos Eduardo Barros.


Em sua exposição, o pesquisador abordou os riscos, desafios e impactos dos perfis automatizados nos fluxos de informação, apresentando o artigo “Bots as online impersonators: automated manipulators and their different roles on social media”. Além de Barros, são co-autores do artigo os pesquisadores Marie Santini, Débora Gomes Salles, Charbelly Estrella Estrella e Daniela Orofino.


Nesta edição, o evento trouxe o dossiê “The ecology of literacy diversity in the new regimes of information”, organizado por Arthur Coelho Bezerra (IBICT), Gustavo Silva Saldanha (IBICT - Unirio) e Miguel Ángel Pérez Álvarez (Universidad Nacional Autónoma de México).  


O simpósio recebeu acadêmicos e especialistas de diferentes países, que debateram temas como infodemia, desinformação, regimes de informação, entre outros. Entre os participantes da mesa com o NetLab, também estiveram presentes os pesquisadores Felipe C. O. de Mello (UFRJ), Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG), Henriette Ferreira Gomes (UFBA) e Juliano Borges (IBMEC).


A atividade foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do grupo de pesquisa ‘Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social’ (Escritos - IBICT).



Comentarios


bottom of page