![](https://static.wixstatic.com/media/d0df3a_7fd18a22b3e048b3babe101a525e7899~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/d0df3a_7fd18a22b3e048b3babe101a525e7899~mv2.jpg)
Desde junho de 2022, o Relatório de Transparência de Publicidade Política do Google no Brasil permite um acesso inédito a dados sobre anúncios eleitorais veiculados em diversos formatos pela rede do Google Ads, como resultados de busca, banners de websites e vídeos no Youtube.
Nos últimos anos, esforços de transparência, como o Relatório de Publicidade Política do Google, têm funcionado como resposta a escândalos e pressões por regulamentação das plataformas. Diversos estudos têm encontrado inconsistências nas diretrizes e ferramentas de transparência propostas por empresas como Google e Meta, e têm considerado este um “teatro da transparência” que segue dificultando a pesquisa e a auditabilidade dos dados.
Neste relatório especial, analisamos os momentos iniciais da campanha eleitoral, identificando os principais anunciantes do período e examinando tendências gerais de investimento na plataforma. Também detectamos possíveis irregularidades nos anúncios políticos e apresentamos as limitações de transparência do Google.
Como citar: Netlab UFRJ. Irregularidades e opacidade nos anúncios do Google. 15 de Setembro de 2022, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.