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Irregularidades e opacidade nos anúncios do Google durante as Eleições de 2022


Desde junho de 2022, o Relatório de Transparência de Publicidade Política do Google no Brasil permite um acesso inédito a dados sobre anúncios eleitorais veiculados em diversos formatos pela rede do Google Ads, como resultados de busca, banners de websites e vídeos no Youtube.


Nos últimos anos, esforços de transparência, como o Relatório de Publicidade Política do Google, têm funcionado como resposta a escândalos e pressões por regulamentação das plataformas. Diversos estudos têm encontrado inconsistências nas diretrizes e ferramentas de transparência propostas por empresas como Google e Meta, e têm considerado este um “teatro da transparência” que segue dificultando a pesquisa e a auditabilidade dos dados.


Neste relatório especial, analisamos os momentos iniciais da campanha eleitoral, identificando os principais anunciantes do período e examinando tendências gerais de investimento na plataforma. Também detectamos possíveis irregularidades nos anúncios políticos e apresentamos as limitações de transparência do Google.


 

Como citar: Netlab UFRJ. Irregularidades e opacidade nos anúncios do Google. 15 de Setembro de 2022, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.



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