Jornal O Globo - 18 de setembro de 2024
Um levantamento do Netlab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificou 108 anúncios pagos promovendo o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, que circularam no TikTok no período entre 1° de maio e 16 de setembro e somaram mais de 1 milhão de visualizações. A informação foi publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pelo GLOBO. A plataforma informou que todos os anúncios foram removidos e que "a maioria" circulou apenas fora do Brasil.
As propagandas reproduziam declarações do ex-coach prometendo dinheiro a seguidores que divulgarem cortes de suas palestras e entrevistas, e algumas chegavam a fazer pedido explícito de voto no candidato. No fim de agosto, a Justiça Eleitoral suspendeu os perfis de Marçal nas redes sociais ao considerar, liminarmente, que o pagamento pela produção de cortes pode configurar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O candidato tem negado que ele ou suas empresas estejam pagando por esse tipo de atividade.
De acordo com a diretora do Netlab, Marie Santini, da mesma forma como anúncios de Marçal podem ser contratados no Brasil para serem veiculados em outros territórios, é possível que os usuários brasileiros também sejam captados por propagandas contratadas no exterior. Longe, portanto, do alcance da Justiça Eleitoral brasileira.
— Hoje a gente não sabe o tamanho do problema. A gente está vendo só um pedacinho. É fundamental estabelecer regras para que as plataformas tenham bibliotecas de anúncios para que as campanhas sejam auditáveis. Vemos que elas não são capazes de impedir anúncios irregulares, é preciso o mínimo de transparência para que a sociedade possa avaliar, ter dados, e conseguir criar soluções — afirma.
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