top of page

Microphones of mutiny

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • 21 de set.
  • 2 min de leitura

The Brazilian Report - 21 de setembro de 2025


ree

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de vários aliados militares por tentativa de anular as eleições de 2022 no Brasil revelou um país disposto a enfrentar, pela primeira vez, aqueles que tentaram minar a democracia. No entanto, os promotores argumentam que o acerto de contas não deve se limitar apenas aos agentes estatais.


Um procurador federal em São Paulo afirma que a emissora Jovem Pan teve “um papel fundamental” na trama golpista liderada por Bolsonaro e deve ser responsabilizada legalmente. Os promotores estão buscando a revogação das licenças de rádio da emissora e a aplicação de uma multa de R$ 13,4 milhões (US$ 2,5 milhões), equivalente a 10% do patrimônio da empresa, como compensação por danos morais coletivos.


Um estudo do NetLab, centro de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, descobriu em setembro de 2022 que, antes da decisão de desmonetizar o canal da rádio, o algoritmo do YouTube priorizava o conteúdo da Jovem Pan — especialmente o material pró-Bolsonaro — em mais da metade dos casos de teste.


Os vídeos da emissora apareciam como principal recomendação de notícias em 55% das tentativas, independentemente do interesse de busca dos usuários.

Uma atualização de 2025 constatou que a preferência do YouTube pela Jovem Pan continuava, embora a CNN agora liderasse nas recomendações. Ambas as emissoras são parceiras da Iniciativa Google News, que oferece apoio técnico e financeiro a empresas de mídia, mas não revela como define os critérios de ranqueamento algorítmico.


A diretora do NetLab, Rose Marie Santini, disse ao The Brazilian Report que o YouTube classificou explicitamente a Jovem Pan como uma “fonte confiável” e a colocou em “vitrines” de crescimento para ampliar sua visibilidade. Documentos internos da plataforma descreviam a Jovem Pan como um estudo de caso: “O público gosta de variedade, então complemente notícias duras com peças de opinião e comentários — e vice-versa.”


Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page