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Nenhuma das plataformas tem nível ideal de transparência, aponta NetLab

Desinformante - 12 de novembro de 2024



O laboratório de pesquisa NetLab UFRJ, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisou o  Índice de Transparência de Dados (ITD) e o Índice de Transparência da Publicidade (ITP) das plataformas digitais e concluiu que nenhuma delas tem o nível ideal de transparência nos dois quesitos.


Para analisar a transparência dos dados, o NetLab UFRJ considerou critérios como acesso à interface de coleta de dados, acesso gratuito, acessibilidade, conformidade, completude, consistência, relevância e atualidade. A partir desses pontos, apenas o YouTube tem um nível satisfatório de transparência com 63 pontos, mas ainda longe do ideal (a partir de 81 pontos).


De acordo com o NetLab, a plataforma de vídeos tem como pontos positivos o “acesso integral ao universo de dados públicos por meio de API gratuita”. Além disso, coloca o laboratório de pesquisa, o YouTube também permite a recuperação ágil de dados recém-publicados e de dados históricos. No entanto, a rede peca ao retornar os dados solicitados com inconsistências e incoerências.


Já as plataformas da Meta, Facebook e Instagram, são caracterizadas com um grau ‘regular’ de transparência. No entanto, esse número deve ser menor atualmente e, pela faixa proposta pelo NetLab UFRJ, as plataformas seriam consideradas com uma transparência precária. Isso porque a análise do laboratório considerou a presença do CrowdTangle, ferramenta de transparência que foi descontinuada em agosto

pela Meta, e quase metade da nota (25 pontos) dependia disso.





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