NetLab UFRJ ganha destaque entre projetos financiados pelo Fundo de Direitos Difusos em 2023

Logo do FDD (Fundo de Defesa de Direitos Difusos)

Durante o ano de 2023, o Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), foi um dos grupos com projetos contemplados pelo financiamento do FDD (Fundo de Direitos Difusos) e da Senacon. Segundo a matéria da plataforma digital GOV.br, o FDD alcançou quase 100% de execução do orçamento disponível para projetos sociais e de combate à desinformação.

Desmascarando Desinformação

O projeto do NetLab UFRJ foca na conceituação, mapeamento e coleta de evidências científicas sobre campanhas que envolvem "operações de influência", e utilizam técnicas de desinformação, engano, fraude e manipulação online dos consumidores brasileiros.

O diretor de Projetos e de Políticas de Direitos Coletivos e Difusos (DPPDD) da Senacon, Ministério da Justiça, Tomaz Miranda, enfatizou a importância do financiamento de novos projetos de reparação de danos ao direito difuso, destacando, por exemplo, a abordagem crucial na luta contra a desinformação.

Estamos financiando a estruturação de um mapeamento e de coleta de evidências científicas sobre campanhas de desinformação e influência nas redes sociais para fraude e manipulação online dos consumidores brasileiros, disse Miranda, referindo-se ao NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).