Editora Appris
O segundo volume da obra "O algoritmo do gosto", intitulado "Tecnologias de controle, contágio e curadoria de si" traça um diagnóstico sobre a transformação das lógicas sociais que determinam o consumo cultural e a formação dos gostos na era digital. Por meio da observação dos usos sociais da música na plataforma Last. fm, o estudo aponta tendências na dinâmica de consumo de conteúdo orientado por algoritmos de recomendação nas redes sociais contemporâneas.
A autora recorre a dois sociólogos usualmente considerados de correntes opostas para discutir as consequências sociais de tais sistemas. Os autores são Gabriel Tarde e Pierre Bourdieu, que nesta obra são considerados complementares e vinculados a uma mesma forma de pensar" o social": pelas redes de relação e contato. Partindo da discussão sobre a classificação social produzida pelos algoritmos a serviço do mercado, o livro discute as estratégias de contágio e controle social por trás das tecnologias de recomendação, e, por outro lado, a" curadoria algorítmica de si" como uma nova estratégia social de distinção.
Como citar: Santini, R. M. (2020). O Algoritmo do Gosto: Tecnologias de Controle, Contágio e Curadoria de SI; Volume 2. Editora Appris.