Oxford Internet Institute recebe pesquisadores do NetLab na Conferência ‘Internet Politics & Policy’

Pesquisadores do NetLab UFRJ apresentam estudo sobre o uso de ‘bots’ em campanhas políticas | Foto: Reprodução

A equipe do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) participou, entre os dias 20 e 21 de setembro, da conferência ‘The Internet, Policy & Politics’, realizada pelo Instituto de Internet de Oxford, na Inglaterra.

O grupo apresentou o estudo “Online Impersonators: Who are They and What do They do? A Bot Ethnography on Rio de Janeiro's 2016 Municipal Elections”, uma netnografia sobre a atuação de ‘bots’ no Twitter, na qual se analisa como perfis automatizados vêm sendo utilizados em campanhas políticas.

Com o tema “Long Live Democracy?”, o evento promoveu debates sobre os atuais desafios e oportunidades para os processos democráticos em um mundo digital, reunindo acadêmicos, lideranças sociais, organizações e demais grupos interessados no assunto.

A série de conferências acadêmicas ‘The Internet, Policy & Politics’ (IPP) é realizada bienalmente em colaboração com o grupo permanente do Consórcio Europeu de Pesquisa Política (ECPR).