Pesquisadores defendem transparência dos anúncios nas redes sociais
- Bernardo Laranja
- 4 de jul. de 2023
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Atualizado: 7 de fev. de 2024
Rádio Nacional - 4 de julho de 2023

A falta de transparência e fiscalização adequada nos impulsionamentos de conteúdos patrocinados nas redes sociais leva à divulgação em massa de anúncios golpistas e falsos no meio digital.
A conclusão é da equipe de pesquisa do Netlab, Laboratório de Internet e Mídias Sociais da UFRJ com base na série de estudos realizados em parceria com a organização internacional Global Witness.
Carlos Eduardo Barros, coordenador de projetos e pesquisador assistente do Laboratório, destaca que muitos dados importantes dos anúncios não são públicos e que é fundamental que haja transparência das informações nessas plataformas.
De acordo com o pesquisador, a moderação dos anúncios pelas plataformas inclui várias etapas e tanto a análise computacional como a humana são bastante precarizadas, principalmente em países mais periféricos.