Marie Santini e Marcio Borges participam do segundo dia do evento | Foto: Reprodução
Na última quarta-feira (04/10) foi dada a largada do Rio Market 2023, evento de negócios ligado ao Festival do Rio, que chega à sua 25ª edição.
A programação contou com painéis de debate e workshops gratuitos, além de rodadas de negócios com grandes figuras do mercado audiovisual e outras atividades relacionadas ao setor.
Nesta sexta-feira (06/10), a diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Marie Santini, ao lado do vice-presidente da WMcCann RJ e também pesquisador do NetLab UFRJ, Marcio Borges, apresentaram o painel “A Opacidade das Plataformas Digitais e suas Consequências para o Mercado Publicitário e Audiovisual”.
Na apresentação, foi discutida a falta de transparência das plataformas digitais e como esse fator contribui para a existência de um mercado que monetiza a desinformação, alimentando uma teia de problemas sociais e econômicos relacionados a ela. A partir dessa introdução, o painel seguiu abordando tópicos importantes da pesquisa, como a regulamentação das chamadas ‘Big Techs’ e seus lucros obtidos com publicidade.
A cerimônia de abertura do Rio Market 2023 recebeu personalidades como Walkiria Barbosa, diretora geral do evento e do Festival do Rio; Tiago Mafra, diretor da Ancine; Marcelo Calero, secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro; e Leonardo Edde, produtor e vice-presidente da Firjan.
O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no YouTube.