top of page

Pesquisadores do NetLab participam de podcast em um dos principais canais de informação do Chile

  • Foto do escritor: Bernardo Laranja
    Bernardo Laranja
  • 28 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura


Nesta segunda-feira (28/08), a diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Marie Santini, ao lado do vice-presidente da WMcCann RJ e também pesquisador do NetLab UFRJ, Marcio Borges, foram os convidados do dia no podcast Crónica Estéreo, produzido pelo jornal chileno La Tercera.


No episódio intitulado ‘A indústria de notícias falsas para além da política’, os pesquisadores destacam as chamadas fake news como uma importante ferramenta da “Indústria da Desinformação”, explicando que muitos anunciantes na internet lucram ao enganar milhões de usuários diariamente, por meio de anúncios tendenciosos e personalizados para alcançar grupos específicos.


A falta de responsabilização das grandes empresas de mídia e tecnologia, assim como os ganhos econômicos obtidos com a veiculação de conteúdo fraudulento foram tópicos que também tiveram atenção especial durante a conversa. Além disso, na entrevista foi citado um dos estudos do NetLab UFRJ sobre a proposta de regulamentação das plataformas digitais, mediante um projeto de lei, que trata das problemáticas atreladas às Big Techs no Brasil.


Apresentado pelo jornalista e escritor Francisco Aravena, o podcast Crónica Estéreo produz conteúdos informativos de segunda a sexta e pode ser ouvido em diversos aplicativos de streaming de áudio. No programa, são convidados especialistas a cada episódio para tratar de assuntos e notícias relacionadas à política, comunicação e tecnologia do Chile e do mundo.


O episódio com os pesquisadores do NetLab UFRJ está disponível no Spotify e Player FM.




Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page