Uol - 24 de janeiro de 2025

No começo do ano, a Meta anunciou que acabará com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros —ou seja, a desinformação e a disseminação de conteúdos falsos vão continuar crescendo nas redes sociais.
Toda a sociedade sofre com as consequências, mas as marcas também enfrentarão muitos riscos em anunciar dentro de ambientes considerados 'não-seguros'.
Nestes lugares, as pessoas são constantemente suscetíveis a golpes e isso impacta diretamente as relações de consumo: um estudo da Silverguard aponta que nada menos do que 8 a cada 10 golpes aplicados começam nas redes sociais e de mensageria da Meta, por exemplo. E os dados, principalmente relacionados às marcas e anunciantes, estão cada vez mais escassos.
Segundo o ITD (índice de transparência de dados das plataformas de redes sociais), criado pelo NetLab UFRJ, nenhuma plataforma avaliada alcança uma pontuação ideal no que diz respeito às medidas de transparência e de acesso a dados e à qualidade dos dados retornados.