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Celeiro de golpes: acesso a dados das redes sociais é 'irrelevante'

Uol - 24 de janeiro de 2025



No começo do ano, a Meta anunciou que acabará com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros —ou seja, a desinformação e a disseminação de conteúdos falsos vão continuar crescendo nas redes sociais.


Toda a sociedade sofre com as consequências, mas as marcas também enfrentarão muitos riscos em anunciar dentro de ambientes considerados 'não-seguros'.


Nestes lugares, as pessoas são constantemente suscetíveis a golpes e isso impacta diretamente as relações de consumo: um estudo da Silverguard aponta que nada menos do que 8 a cada 10 golpes aplicados começam nas redes sociais e de mensageria da Meta, por exemplo. E os dados, principalmente relacionados às marcas e anunciantes, estão cada vez mais escassos.


Segundo o ITD (índice de transparência de dados das plataformas de redes sociais), criado pelo NetLab UFRJ, nenhuma plataforma avaliada alcança uma pontuação ideal no que diz respeito às medidas de transparência e de acesso a dados e à qualidade dos dados retornados.

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© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

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