Jornal O Globo - 06 de fevereiro de 2025
Imagens de lideranças políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), foram amplamente utilizadas em anúncios falsos publicados nas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) durante os debates sobre as mudanças do Pix em janeiro deste ano, aponta um estudo do NetLab UFRJ. De acordo com os pesquisadores, os fraudadores utilizaram inclusive técnicas de deepfake, nas quais um vídeo falso e hiper-realista é produzido alterando, por exemplo, o que a pessoa está falando.
Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira, foram 1.770 anúncios com conteúdo fraudulento durante apenas 12 dias — entre 10 e 21 de janeiro. A maior parte deles (95,5%) divulgava supostos direitos a saques por parte da população, prometendo a liberação de dinheiro mediante pagamento prévio de uma suposta taxa de serviço ao governo.
Além disso, 40,5% era publicados por páginas que se passavam por perfis oficiais do Governo Federal, seja por usarem nomes como “Governo Federal”, “Governo do Brasil” e “GOV”, seja por utilizarem em suas fotos de perfil logos e imagens associadas à administração federal ou a suas instituições.