Amsterdam Trust Summit: Coordenadora Geral do NetLab UFRJ apresenta pesquisa sobre publicidade enganosa
- Rafaela Campos da Silva
- 29 de ago.
- 1 min de leitura

Foto: NetLab UFRJ|
Nesta quinta-feira (29/08), a Pesquisadora e Coordenadora Geral, Débora Salles, do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), participou da mesa “Trust Dynamics around Emerging Technologies: Distrust and the Erosion of Trust”, no Amsterdam Trust Summit 2025.
O evento, realizado nos dias 28 e 29 de agosto na Universidade de Amsterdã, reuniu pesquisadores, ativistas e formuladores de políticas para debater os desafios da confiança na sociedade digital contemporânea. A conferência é organizada pela iniciativa Trust in the Digital Society Research Priority Area, em formato híbrido e interdisciplinar.
Salles apresentou a pesquisa do NetLab UFRJ “Danos causados pela publicidade enganosa na Meta: Anúncios fraudulentos promovem desinformação sobre o Pix para lesar cidadãos brasileiros”, que apresenta evidências sobre como anunciantes maliciosos têm explorado indevidamente políticas públicas voltadas à inclusão financeira para aplicar golpes em cidadãos brasileiros por meio do impulsionamento de anúncios nas plataformas da Meta.