Bolsonaro e parlamentares lideraram desinformação também na área ambiental, diz pesquisa

Jornal O Globo - 11 de março de 2023

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e parlamentares bolsonaristas impulsionaram, nos últimos dois anos, a desinformação sobre a agenda ambiental no Brasil. A conclusão é de um relatório inédito do NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mapeou palavras-chave e hashtags ligadas ao debate no Brasil em sete plataformas: Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, YouTube, TikTok e Twitter.

Os conteúdos buscam amenizar a destruição ambiental nos últimos anos, negam o impacto do agronegócio, reforçam teorias da conspiração, como a ideia de que estrangeiros querem roubar a floresta Amazônica, e pregam que o discurso ambientalista quer frear o progresso do país. A desinformação ambiental está no centro das preocupações da ministra Marina Silva (Rede), mas uma estratégia de enfrentamento ainda está em discussão na pasta e deve contar com o reforço da inédita Secretaria de Políticas Digitais da Secom, que se dedica ao tema das fake news. Os dados do levantamento expõem o desafio que o governo terá ao enfrentar oposição em pautas ambientais.