Quem decide o que aparece no seu feed? Spoiler: não é você
- Rafaela Campos da Silva
- há 2 dias
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Olhar Digital - 20 de julho de 2025
A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite responsabilizar redes sociais por postagens de terceiros reacendeu o alerta sobre o funcionamento dos algoritmos. Esses sistemas definem o que aparece no feed de cada usuário com base em padrões de comportamento digital, sem transparência ou controle público.
Enquanto impulsionam o lucro das plataformas, também favorecem a circulação de desinformação e dificultam o acesso a conteúdo confiável.
Quem faz o alerta é Rose Marie Santini, em artigo publicado no The Conversation. Professora da Escola de Comunicação da UFRJ e diretora do NetLab, ela afirma que “os sistemas de recomendação não preveem o gosto individual, mas o da comunidade de gosto à qual o usuário pertence”.
A pesquisadora explica que essa lógica teve origem nos sistemas de recomendação de música, desenvolvidos ainda na virada do século. “Foi o primeiro tipo de conteúdo a sofrer os impactos da internet e atrair esforços de inovação tecnológica”, diz. “Isso muda totalmente a lógica da curadoria. Todo conteúdo chega em algum usuário, de alguma maneira”, observa.