top of page

Como o YouTube privilegia canais de notícias em suas recomendações

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura
ree

Nos últimos anos, o YouTube se tornou uma plataforma de grande relevância para o consumo de conteúdo noticioso. Contudo, a plataforma é pouco transparente em relação aos critérios utilizados para definir a recomendação deste tipo de conteúdo aos usuários. 


Para contribuir com este debate, o NetLab UFRJ desenvolveu um estudo de caso em que analisamos quais são os canais que o YouTube recomenda em sua seção de Principais Notícias, buscando discutir os padrões por trás dessas sugestões.


Os resultados apontam para um padrão de recomendações assimétrico e com critérios opacos, que priorizam determinados canais em detrimento de outros, com repetidas recomendações a canais que fazem parte da Google News Initiative - em especial, o canal da CNN Brasil, que lidera a lista de mais recomendados. 


Leia o estudo



ACESSO A DADOS


Se você deseja ter acesso ao banco de dados desta Nota Técnica, envie um email para netlab@eco.ufrj.br se identificando, explicando a razão do seu interesse pelos dados e como eles serão utilizados. O NetLab avaliará sua solicitação e entrará em contato.

AVISO

Este documento de contribuições é uma produção independente do NetLab UFRJ. Todas as decisões a respeito deste trabalho foram tomadas exclusivamente pelas pesquisadoras e pesquisadores do laboratório. Os financiadores do NetLab UFRJ não têm ingerência sobre a agenda de pesquisas do laboratório, e não participaram de nenhuma etapa da produção deste relatório.


Informações sobre as fontes de financiamento do NetLab UFRJ estão disponíveis aqui.


Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page