De promoção imperdível a saque de benefício: anúncios falsos se espalham nas plataformas digitais

O Globo - 28 de maio de 2023

Falsos repasses de programas de transferência de renda e saques a benefícios sociais, golpes que simulam promoções de grandes empresas varejistas, promessas de ganhos financeiros irreais em troca de pagamentos por Pix. Anúncios fraudulentos com táticas como essas são publicados e exibidos a usuários brasileiros no Facebook e Instagram, redes sociais da Meta.

O alerta é de mapeamento feito pelo NetLab, laboratório de estudos de internet vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os casos foram identificados a partir da biblioteca de anúncios da Meta, ferramenta oficial de transparência da big tech, e expõem, para os pesquisadores, fragilidades na moderação de publicidade digital das grandes plataformas.