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Diretora do NetLab UFRJ apresenta Índice de Transparência da Publicidade nas Plataformas de Redes Sociais na CPDP Latam 2025

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • há 5 dias
  • 1 min de leitura

Foto: NetLab UFRJ


A CPDP Latam 2025, principal conferência sobre governança de dados, privacidade e tecnologia na América Latina, foi realizada nos dias 16 e 17 de julho, com o tema central “Governança de Dados para o Desenvolvimento e a Democracia na Maioria Global”. 


O painel “Acesso a dados de plataformas digitais por pesquisadores: uma visão comparada”, promovido pelo Legal Fronts Institute e o Centro de Tecnologia e Sociedade na quinta-feira (17) teve como foco as possibilidades jurídicas e institucionais para a consolidação do direito de acesso a dados para fins de pesquisa. 


Representando o NetLab UFRJ, a Diretora e Pesquisadora, Marie Santini, apresentou o Índice de Transparência da Publicidade nas Plataformas de Redes Sociais (ITP), ferramenta de avaliação dos mecanismos de acesso a dados de publicações impulsionadas e conteúdos monetizados nas principais plataformas de redes sociais em atuação no Brasil.


Também participaram do painel, Marina Lucena, mediadora e coordenadora do Centro de Estudos em Governança da Internet do Legal Fronts, Ignacio Sanchez Gonzalez, professor do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade do Chile, e Ximena Cuzcano Chavez, analista de Segurança Digital e Resiliência da organização Derechos Digitales.


Entre os principais pontos discutidos, destacam-se a ausência de legislação específica no Brasil sobre o tema, com o debate concentrado no Projeto de Lei nº 2120/2023; a regulamentação europeia sobre o acesso de pesquisadores a dados, e a  descontinuidade de ferramentas como o CrowdTangle, da Meta, que dificultou o monitoramento de anúncios e desinformação, tanto na Europa quanto na América Latina.


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