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A emergência da pauta ambiental e da crise climática em todo o mundo tornou o monitoramento de discursos e estratégias narrativas sobre o tema uma das prioridades dos estudos de Comunicação. Nesse contexto, com o acompanhamento sistemático realizado pelo Netlab UFRJ, foi possível identificar algumas práticas nocivas relacionadas à comunicação digital da bancada ruralista brasileira.
Para aprofundar esse entendimento, este estudo analisa a atuação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com foco em posts patrocinados no ecossistema da Meta, que inclui Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.
Além de identificar a frequência de narrativas calcadas em práticas de desinformação e/ou greenwashing, o estudo também analisa dados da microssegmentação aplicada aos anúncios – o que aponta para as estratégias de comunicação da FPA relacionadas ao público-alvo (ou grupos de interesse nas redes) e ao investimento pago à Meta pela veiculação dos anúncios.
Com estes dados, é possível avaliar como a atuação da FPA nas redes se alinha a seus interesses econômicos, especialmente no que tange à regulação ambiental, e influencia a opinião pública a respeito de projetos legislativos em tramitação.