top of page

Google deu tratamento diferenciado a conteúdo do PL das Fake News, aponta estudo

  • Foto do escritor: Bernardo Laranja
    Bernardo Laranja
  • 28 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2024

Band - 28 de abril de 2023



Uma pesquisa elaborada pela UFRJ concluiu que o Google deu tratamento diferenciado ao conteúdo do PL das Fake News (PL 2630), que visa aumentar a vigilância nas redes sociais contra as notícias falsas. Segundo o estudo, a plataforma privilegiou resultados de busca que contém argumentos contrários à matéria.


Após apresentar os sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o Google redireciona o usuário a um texto da própria empresa. O conteúdo é assinado pelo presidente da companhia no Brasil, Fabio Coelho, crítico ao projeto de lei.


A estratégia se repete em peças veiculadas no Facebook e Instagram. Segundo o NetLab, na página do Google Brasil é possível encontrar três anúncios iguais sobre o projeto de lei. Em um deles, o Google afirma que o projeto "não está pronto para ser votado".


Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page