O Ministério da Justiça (MJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), assim como seus membros, estiveram no centro de grandes debates sociais e políticos do Brasil nos últimos anos, sendo também alvos de diferentes tipos de ataques.
Esta análise do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o NetLab UFRJ, tem como objetivo principal identificar anúncios veiculados nas plataformas da Meta que fazem uso indevido da imagem dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Ministério da Justiça.
Nossos resultados apresentam evidências tanto do uso indevido de imagens dos ministros como também do nome das instituições em 981 anúncios veiculados entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024.
Em um contexto de ataques e deslegitimação das instituições, anúncios reforçam no imaginário do público a desconfiança e o descrédito em relação ao judiciário.
ERRATA: O relatório foi editado em 18/10/2024. Algumas partes foram retiradas em prol das informações que constam na atual versão.
ACESSO A DADOS
Se você deseja ter acesso ao banco de dados deste relatório, envie um email para netlab@eco.ufrj.br se identificando, explicando a razão do seu interesse pelos dados e como eles serão utilizados. O NetLab avaliará sua solicitação e entrará em contato.
AVISO
Este relatório é uma produção independente do NetLab UFRJ. Todas as decisões a respeito deste trabalho foram tomadas exclusivamente pelas pesquisadoras e pesquisadores do laboratório. Os financiadores do NetLab UFRJ não têm ingerência sobre a agenda de pesquisas do laboratório, e não participaram de nenhuma etapa da produção deste relatório.
Informações sobre as fontes de financiamento do NetLab UFRJ estão disponíveis aqui.