top of page

Recomendação no YouTube: o caso Jovem Pan

  • Foto do escritor: Bernardo Laranja
    Bernardo Laranja
  • 5 de set. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de fev. de 2024



Como parte dos esforços para combater a desinformação, o YouTube lançou acampanha #AntesDoSeuPlay. Nela, o YouTube alega reduzir a propagação de conteúdo duvidoso, recomendar conteúdos de fontes confiáveis e recompensar os criadores de conteúdo de qualidade.


No entanto, não é claro qual é o impacto de privilegiar determinadas fontes consideradas confiáveis pela plataforma em detrimento de outras. Segundo Gillespie (2022), favorecer determinados canais é uma estratégia que pode gerar graves desequilíbrios informacionais, por ser um tipo de moderação de conteúdo velada.


Realizamos um experimento para mapear a recomendação de fontes de conteúdo

informativo no YouTube durante a campanha eleitoral de 2022. A expressão

“conteúdo informativo” é utilizada pelo Youtube para designar os canais que são

destacados na plataforma. Esta categoria não inclui todos os canais de veículos de

mídia, apenas aqueles considerados confiáveis pela plataforma.


O objetivo deste estudo foi identificar quais os principais canais e conteúdos

informativos que tiveram visibilidade destacada pelo algoritmo de recomendação

do YouTube durante o período de 23 a 30 de agosto de 2022.


 

Como citar: Netlab UFRJ. Recomendação no Youtube: o caso Jovem Pan. 5 de Setembro de 2022, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.



Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page